Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hirtella juruensis Pilg. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-09-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Espécie arbórea, endêmica do estado do Mato Grosso, é encontrada no município de Juruena (Giulietti et al., 2009), na Chapada dos Parecis, e nos arredores de Nortelândia (Prance & Sothers; CNCFlora, 2013). Ocorre em área de transição entre os domínios Cerrado e Amazônia, em Floresta Ombrófila Aberta e em transição de Floresta Ombrófila e Floresta Estacional (CNCFlora, 2013). Apresenta AOO de 12 km² e está sujeita a até cinco situações de ameaça. A expansão de núcleos urbanos, das áreas comerciais e industriais (IBGE, 2013) e, sobretudo, a expansão agrícola com o deslocamento do “arco do desmatamento” ao norte do Mato Grosso na região da Chapada dos Parecis (Araújo, 2008; Silveira, 2010), representam ameaças que implicam declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Considerando a ocorrência da espécie nesses ecossistemas intensamente ameaçados, são necessários investimentos para o monitoramento e controle das ameaças incidentes nos seus hábitats potenciais e em ações para sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hirtella juruensis Pilg.;

Família: Chrysobalanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Araújo, R. A. 2008. Florística e Estrutura da Comunidade Arbórea em Fragmento Florestal Urbano no Município de Sinop, Mato Grosso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá. 131p.

- Silveira, E. P. 2010. Florística e Estrutura da Vegetação de Cerrado Sensu Stricto em Terra Indígena no Noroeste do Estado de Mato Grosso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá. 62p.

- Giulietti, A.M. & Conceição, A.S.; Andrade, M.J.G.; Rodrigues, W.A.. Chrysobalanaceae. 2009. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P.; Silva, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana,496p.

- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013. Cidades@ - Juruena. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=510517&search=mato-grosso|juruena>. Acesso em 22 outubro 2013.

- Prance, G.T.; Sothers, C. 2013. Hirtella In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB16788>.

Como citar

CNCFlora. Hirtella juruensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hirtella juruensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:13:00